Avançar para o conteúdo principal

Treinar Taekwondo

Qual o significado do taekwondo para cada um de nós?

O taekwondo é uma Arte Marcial com uma filosofia marcial oriental.

Tem como base 5 principios, e é neles que devem cair todos os ensinamentos.
O treino de taekwondo não deve ser encarado apenas como a prática de um desporto. É muito mais do que isso. É uma filosofia de vida que cada um adopta, ou não, e aplica à realidade que o rodeia.

Tudo começa no dojang, e nada acaba no dojang. O dojang é o local onde aprendemos a fazer taekwondo, e a partir daí o nosso limite não existe. O que aprendemos em cada treino, podemos aplicá-lo no nosso dia a dia, bem como podemos trazer para o dojang o que aprendemos lá fora.

É meu dever ensinar-vos, e vosso dever escolherem o caminho na aprendizagem. Fazer mais e melhor, é um lema que nos deve acompanhar por todo o nosso percurso no taekwondo.

Não é fácil. Muitas vezes estamos cansados, chateados, temos de estudar, temos de trabalhar.....e tudo fica  a frente do nosso treino.  É esta a nossa postura no treino? Então vai ser esta a nossa postura na vida. O taekwondo ensina-nos a ultrapassarmos os nossos limites, as nossas dificuldades, não a desistir na primeira barreira que nos aparece à frente.

Só depende de cada um de nós, procurar no nosso dia a dia, a força e a determinação para ir cada vez mais longe naquilo que nos faz ser diferentes de todos os outros: ser cada vez melhor.

Comentários

  1. "(...)Ainda há um mundo inteiro por descobrir. Bem, nesta fase já devemos ter a consciência do que fizemos até aqui e o porquê. Temos então agora uma “peça” no bolso do puzzle gigantesco que o Taekwondo é, podendo então começar à séria à procura das restantes peças. Estudar, investigar é o que nos propõem, e finalmente pôr-nos à prova se realmente nos esforçamos ao máximo e se valerá a pena passar o aluno e assim entregar-lhe a próxima “peça” para puder continuar o seu percurso.
    No taekwondo, temos as provas/exames de graduação que consiste tal como o nome diz, passar o aluno para a próxima graduação. Tome nota - “por esta altura é pura obrigação já ter em mente os 5 princípios do taekwondo” – são 5 princípios fundamentais, 5 príncipios que devemos ter em mente desde os primeiros passos dentro do Dojang. É importante empregá-los no dia-a-dia, nos treinos e nas provas para graduação essencialmente. Podemos ser incrivelmente bons a executar técnicas, esticar as perninhas lá para cima do “Olimpo”, 50 medalhinhas ao pescoço, mas sem estes 5 princípios, 5 lições de vida… temo que não são aquilo que a HwarangDo previa criar como líderes nacionais."

    Francisco Prada, GDCC2

    ResponderEliminar
  2. "ainda há um mundo inteiro por descobrir." No taekwondo e na vida, um puzzle gigantesco que quando começado não há como voltar atrás. Um continuo processo de evolução, de luta, de busca pela perfeição, naquilo que existe de mais complexo e mais simples.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A bandeira da Coreia

O significado da Bandeira Coreana remete para principios filosóficos orientais. Tem como origem a filosofia Oriental do Yin-Yang. Na Coreia, o simbolo “Yin-Yang” e a própria bandeira tem a designação “Taeguk” e representa no seu conjunto os principios do “I Ching” (em Coreano “Yeok” – o I Ching é o mais antigo livro de filosofia chinês). A tradução da expressão Taeguk quer dizer “Grandes Extremos” ou “Grandes Máximos”.
A bandeira é composta por 3 elementos: o fundo branco, o círculo vermelho e azul no centro e os quatro trigramas nos cantos
•O fundo branco representa paz e pureza; •O símbolo vermelho e azul no centro é designado por Taeguk, a origens de todas as coisas no Universo. O seu princípio é a harmonia e o equilibrio: um movimento continuo dentro da esfera do infinito, dando origem à unidade. A parte azul de Taeguk é designada por Yin e representa todos os aspectos negativos do equilibrio. A parte vermelha, designada por Yang, por contraponto, representa todos os aspectos positivo…

Inicio Época Desportiva 2017-2018

Exmos Srs.

Serve o presente para informar que a nova época desportiva terá inicio no dia 05 de Setembro, Terça-Feira, pelas 19h30.

A aula será para todas as idades, e vai realizar-se no campo exterior do Clube. É obrigatório levar ténis, e roupa desportiva confortável.

Saudações desportivas!



Campeonato Distrital de Poomsae Kup's e Combates Infantil

Participamos no dia 02 de Abril de 2017 no Campeonato Distrital Poomsae Kup's e Combates infantil.

Os atletas que representaram o Clube foram:

Poomsaes

- Ana Margarida Pinto - Classificação - 6º Lugar

Combates

- Miguel Cunha - Classificação - 2º Lugar
- Vicente Duarte - Classificação - 1º Lugar
- Guilherme Lopes -  Classificação - 3º Lugar











Parabéns a todos!