Avançar para o conteúdo principal

Poomsae

TAEGUK e POOMSAE

Taeguk é o simbolo que representa o principio da criação do Cosmos e as normas da vida humana. A circunferência da Taeguk simboliza o oinfinito, e as duas parte, vermelha e azul, dentro do circulo, simbolizm o Yin (negativo) e o Yang (azul). Desta forma, a Taeguk é a luz que une o centro do cosmos e da vida humana, e os limites inexistentes, significam a energia e a essência da vida. O yin e Yang representam o desenvolvimento do cosmos e da vida humana numa única forma de metades simétricas, negativa e positiva, material e anti-material, etc.

As oito barras (kwae) existentes fora do circulo estão organizadas da seguinte forma: uma barra simboliza o Yin e duas barras o Yang.

De acordo com o livro antigo, Sinsi Bonki, perto de 35 a.c., o filho do 5º imperador da Dinastia Hwarang, numa nação antiga, afirmou ter recebido uma ordenação Celestial através de uma visão da verdade universal, como tal observando rituais para o céu e acabando por receber as oito Kwaes.  Mais tarde esta perspectiva passou por város periodos da história, King Mun, Chou tsu, Confucio e Kim Il bu. Este último foi o que acabou por completar o simbolo actual da taeguk.





Uma Poomsae ou Taeguk é um conjunto de movimentos de defesa e contra-ataque contra vários adversários imaginários em várias direcções. Há que ter em atenção o olhar, a respiração.

Em primeiro lugar temos de perceber o significado da poomsa e a sua composição. Depois memorizar o diagrama, os movimentos e direcções. Nunca esquecer : o olhar, a rapidez ou lentidão, a força e o equilibrio do nosso centro de gravidade.
Há também que compreender a aplicação prática de todos os movimentos. E finalmente a demonstração do Ki, e a nossa interpretação da própria poomsae/ taeguk.

As taeguks são formas praticadas pelos Kup's. As Poomsaes são formas praticadas pelos cintos negros, Dan's.




POOMSAE

Cada movimento da Poomsae resulta de uma herança longa da historia com quase 5 mil anos e também de um estudo empirico acerca das técnicas base. De um ponto de vista técnico a Poomsae é Taekwondo, e os movimentos básicos são acções que em conjunto nos permitem chegar à Poomsae. O combate  é em si  mesmo uma aplicação prática da Poomsae e o espírito do taekwondo manifesta-se não numa filosofia abstracta dos documentos, mas nas acções da própria poomsae.
A poomsae é um forma de comportamento que exprime a exigência física e mental, bem como os principios de defesa e contra-ataque resultantes do espirito e técnica do Taekwondo.


1. TAEGUK IL JANG







2. TAEGUK I JANG






3. TAEGUK SAM JANG






4. TAEGUK SA JANG






5. TAEGUK OH JANG





6. TAEGUK YUK JANG






7. TAEGUK CHIL JANG






8. TAEGUK PAL JANG






POOMSAES



1. KORYO





2. POOMSAE KEUMGANG





3. POOMSAW TAEBAEK





4. POOMSAE PYONGWON





5. POOMSAE SIPJIN





6. POOMSAE JITAE





7. POOMSAE CHONKWON




8. POOMSAE HANSU









A competicao de Poomsaes e efectuada numa zona de competicao de acordo com a seguinte estrutura.



Mensagens populares deste blogue

A bandeira da Coreia

O significado da Bandeira Coreana remete para principios filosóficos orientais. Tem como origem a filosofia Oriental do Yin-Yang. Na Coreia, o simbolo “Yin-Yang” e a própria bandeira tem a designação “Taeguk” e representa no seu conjunto os principios do “I Ching” (em Coreano “Yeok” – o I Ching é o mais antigo livro de filosofia chinês). A tradução da expressão Taeguk quer dizer “Grandes Extremos” ou “Grandes Máximos”.
A bandeira é composta por 3 elementos: o fundo branco, o círculo vermelho e azul no centro e os quatro trigramas nos cantos
•O fundo branco representa paz e pureza; •O símbolo vermelho e azul no centro é designado por Taeguk, a origens de todas as coisas no Universo. O seu princípio é a harmonia e o equilibrio: um movimento continuo dentro da esfera do infinito, dando origem à unidade. A parte azul de Taeguk é designada por Yin e representa todos os aspectos negativos do equilibrio. A parte vermelha, designada por Yang, por contraponto, representa todos os aspectos positivo…

CAMPEONATO DISTRITAL POOMSAE E COMBATES

No próximo dia 11 de Fevereiro vai realizar-se o campeonato distrital de Poomsae e Kyorugi nas categorias de cadetes, juniores e seniores.
A competição vai realizar-se no pavilhão da Escola Alfredo dos Reis Silveira, na Torre da Marinha (Seixal).
Mais informo que:
A credenciação e a pesagem dos atletas serão realizadas durante no seguinte horário:
 - Sexta-feira, das 19h30 às 20h30, no: Ginásio da Escola do 1o Ciclo dos Foros
de Amora (atrás do CDR Águias Unidas) ou Ginásio de Taekwondo do Grupo
Desportivo Independente (Setúbal).
- Sábado, das 10h00 às 11h00, no local da competição

Saudações Desportivas,
Rute Gonçalves